Participações e Premiações

Encontro de Pontos da Bahia
A coordenadora Ana Rosa, Participou da eleição dos representantes dos Pontos de Cultura ficando como suplente no território da Chapada Diamantina. E uma das maiores surpresas foi ver uma foto do Ciranda de Bonecos enfeitando o expositor de fotos , uma de quadrilha em que as crianças estão dançando.
Importante a participação também nos GTs e encontrar os Pontos de Cultura do Território Chapada e descobrir que poderemos ajudar muito um ao outro. Tecendo nossas redes. UMA ÚNICA REDE!
Encontro de planejamento da Ação Griô Nacional
Nos dias 29,30 e 01 de julho, tivemos um encontro de planejamento da Regional Bahia da Ação Griô Nacional. O encontro consistiu em apresentação da pedagogia Griô, Trilha Griô no Remanso, planejamento de projeto pedagógico com outros pontos de cultura.E apresentação das experiências de cada projeto na Bahia. As dificuldades e as surpresas que cada um teve em sua caminhada. Discutimos também o lugar do Griô aprendiz , que é o papel de mediador entre a educação formal e a pedagogia Griô.Levando o encantamento às escolas e ao mundo da educação.


Viagem à Lençóis
Nos dias 16 e 17 de junho a equipe do Ponto de Cultura fez uma viagem para Lençóis para conhecer o projeto do Grãos de Luz e trocar experiências..
Ainda fizemos uma linda vivência com Lílian Pacheco, Márcio Caires na pele do Véio Griõ, e toda a equipe do Grãos . Sandra se encantou com os bonecos e a oficina de costura. Nosso monitor Alisson se achou no ensaio da quadrilha e deu uma importante contribuição, e toda a equipe se embalou e se encantou com as histórias cantigas e artes que nascem do Grãos.
Conferência da Assistência Social
A palavra cultura vem da palavra cuidar , e como vivermos nesse planeta , sem o cuidado com o outro com nossas coisas , com a natureza.E qual é a missão da Ação Social se não o cuidar ?
Abrimos a conferência da Ação Social com o grupo do Bendengó da Barra e o cortejo com os Griôs Benedito e Tela cantando suas músicas e versos falando que o samba é coisa da gente, é cultura e educação. Apresentamos os projetos que fazemos na cidade como o Ponto de Cultura e a Ação Griô Nacional , pontuando o sentido e a importância desses projetos para o município.


Encontro da Ação Griô Regional Bahia e Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina
O Grãos de Luz e Griô promoveu o Encontro Ação Griô Chapada Diamantina Bahia, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, em Lençóis/BA, e que foi integrado à Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina, nos dias 25 e 26 de outubro de 2009.O encontro envolveu uma rede de transmissão oral de 31 pontos de cultura e 19 municípios da Chapada Diamantina e da Bahia, com 100 participantes: o Griô aprendiz, responsável pela coordenação do projeto pedagógico da Ação Griô no município; o educador da escola ou universidade parceira; e um Griô ou mestre de tradição oral.
1° encontro de conhecimentos livres da Chapada Diamantina
O circo do Capão, Ponto de Cultura,e o Pontão de Cultura Junta Dados da Uneb, promoveu o primeiro encontro de conhecimentos livres da Chapada Diamantina.
Nesse encontro foram realizadas várias oficinas , de áudio, vídeo, fotografia e Software livre, ainda ter a oportunidade de assistir ao espetáculo do Circo.


Pé de Arte Cultura e Educação
O Ponto de Cultura de São Gonçalo Pé de arte cultura e educação -coordenado por Lívia Castro, querida amiga , convidou a Griô aprendiz -Ana Rosa para o encontro de formação com os educadores da rede pública do município. Rosa participou com rodas de vivência da pedagogia Griô e encontros dialógicos, além de apoiar na animação e dinamização do grupo. Lívia falou da importância da arte educação na sala de aula ,e fez dinâmicas de teatro.
Apresentação em Piatã
O Ponto de Cultura Bruacas culturais de Piatã , convidou o Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos, para uma apresentação da peça de Dandara e Kenderê no dia 19 de dezembro. O Instituto Sociocultural e Agro ecológico da Chapada Diamantina na ocasião comemorou 10 anos de existência. Com peças de teatro, terno de reis da região, feira de artesanato e bonequeiros , como seu Neco dos Bonecos.
As crianças do Ponto de Cultura de Rio de Contas ficaram muito felizes com a oportunidade da viagem e de conhecer outros lugares.


GAP Grupo Ambientalista de Palmeiras -Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura GAP de Palmeiras na Chapada Diamantina realizou a primeira feira de artes e artesanato da Chapada e convidou o Ponto de Cultura de Rio de Contas para as apresentações na praça principal da cidade . De Rio de Contas foram Alisson e Rosa para apresentar uma roda de vivência e contação da história de Dandara e Kenderê, levamos os bonecos Sá Benedita, Dandara, Kenderê e Muzinga que viajaram conosco e fizeram sucesso por onde passaram.
TEIA, participações
2010 - Fortaleza


ONG OÁSIS, responsável pelo Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos é Ganhadora do prêmio INSTITUTO JULIO CEZAR MELO DE OLIVEIRA
o premio recebido será utilizado para dar continuidade as atividades do ponto de cultura , como as oficinas de arte e identidade para as crianças e adolescentes de rio de contas.
Ponto de Leitura de Casa de Telha
O projeto Ponto de Leitura de Casa de Telha realiza uma parceria com o Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos que contribuiu na elaboração do projeto,e desenvolverá as ações de fomento à leitura através de seus colaboradores como Ana Rosa sua coordenadora.


Dandara e Kenderê Rumo à Itacaré
O espetáculo : A história de Dandara e Kenderê já se apresentou em várias cidades, e foi aplaudida por muitas pessoas , crianças , jovens e adultos.
Dessa vez essa história chegará um pouco mais distante.
Estaremos levando a peça para ser apresentada no município de ITACARÉ.
Um dos cenários da peça .E é onde desemboca o Rio das Contas, importante rio que banha as águas da Bahia.
A ida a Itacaré será para apresentações do espetáculo nas escolas do município e no clube local.
Prêmio Cultura Viva
O Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos ficou entre os 10 pontos de cultura premiados


Congresso Cultura Viva Comunitária -La Paz -Bolívia - 2013
A coordenadora do Ponto Ana Rosa ,como membro da Comissão Nacional ,esteve em La Paz , representando os Pontos de Cultura do Estado da Bahia , junto com os companheiros Sumário, índice e ante-capa.
A participação nesse evento foi muito importante pois a proposta é se fortalecer essa rede de cultura viva comunitária em toda a América Latina .
Participação no Festival da Juventude em Vitória da Conquista
Rosa Griô - Coordenadora do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos participou como palestrante na roda de conversa de Culturas Populares e Tradições no Festival da Juventude em Vitória da Conquista em maio de 2013.
Dividiu a fala com Maviel Melo e Daniela Galdino.
Os palestrantes falaram da importância das tradições culturais, da ancestralidade e de se manter a cultura viva. Do respeito aos conhecimentos oriundos dos mestres , e da oralidade.


Festival de Teatro de Bonecos de Jequié 2012
Prêmio de melhor espetáculo